terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Microcosmo ferroviário

É estranho como o trem faz aparições seguidamente nos textos aqui do AT. Talvez o trem seja tipo um microcosmo da vida, ou não também. Mas enfim ia eu no trem um dia desses e depois de uma épica batalha com senhoras de guarda chuva consegui entrar e me sentar. Duas estações depois um senhorita grávida entrou no vagão e eu lhe ofereci meu assento. Estando de pé pude observar do alto as pessoas interagindo umas com as outras, conhecendo-se ou não. É um exercício bacana de se fazer, enxergar as pessoas ao seu redor.
Vi uma senhora que desgostosamente estava sendo metralhada pelos pingos de chuva que passavam pela janela à sua frente. Ela, gentilmente, pediu à moça sentada no banco da frente que fechasse a janela e essa por sua vez, com um tom irritadiço, negou o pedido. Enfim a senhora no banco de trás teve que tomar chuva na cara e foi reclamando alto a viagem toda para que a da frente escutasse. Pensei: "agora nem que a moça da frente comece a se irritar com a chuva, ela não vai fechar a janela, só pra não contradizer a própria decisão e parecer fraca. No final das contas ambas vão estar infelizes e molhadas." Pude perceber também que por mais que a senhora reclamasse não podia fazer nada, pois quem tinha poder sobre a janela era a outra e sendo assim, teria de aceitar sua escolha, de bom grado ou não. Essas microrelações de poder mostram um pouco como é a sociedade. Aqueles que tem poder tomam decisões. Decisões estas que podem fazer mal até para si mesmos, mas não voltam atrás para que não percam poder. É fácil ver como alguns então apelam para a violência; violência é a única coisa que vai além do poder comum e que pode fazer com que alguém volte atrás. Tudo isso pode mudar se percebermos como o poder é momentâneo. A viagem do trem uma hora acaba e nós perdemos de qualquer forma o poder sobre a janela. É simples: as atitudes e decisões devem ser pensadas para todos, em conjunto, ou no final acabaremos todos descontentes, feridos e molhados.

Um comentário:

  1. "É simples: as atitudes e decisões devem ser pensadas para todos, em conjunto, ou no final acabaremos todos descontentes, feridos e molhados"

    Nossa, é uma maravilha vir aqui e ler as analogias do cotidiano em dizeres que tanto dizemos quando falamos do que não gostamos na sociedade.
    Eu não vou ficar filosofando sobre o tema do texto, porqueficaria muito clichê, então aproveito pra dizer que a maneira que tu escreve tira o clichÊ do assunto em pauta.

    ResponderExcluir