quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Fórum Social Mundial. Terça, a Nação e as decepções.


Só tomei conhecimento da terça-feira pelas 2 e meia da tarde. Não consegui fazer muita coisa com a tarde. Olhei programações, demorei pra sair e acabei decidindo sair mais tarde para o show dos Mutantes e da Nãção Zumbi.

8 horas consegui chegar em Canoas depois de muitos desencontros ou esperas fraternais ou conjugais. Pra começar peguei uma cerveja escolhida pela quantidade do seu conteúdo, deixando a qualidade pra outro dia. Bebia tranquilo quando o cara que conversava com um amigo disse, depois de ouvir isso no celular, que os Mutantes estavam tocando. Porra. Achei que era piada, mas pra garantir tomei o rumo do Parque Eduardo Gomes. Cheguei e nada de som. Mesmo assim, algumas manipuláveis e vítimas da mesma falsa informação que eu havia recebido estavam meio histéricas falando que o show já tinha começado. Mas continuavam paradas na entrada sem mexer músculo nenhum em direção ao palco. Um clima de enganação pairava sobre mim.

Boatos rolaram que a revista estava sendo complicada. Decidimos fechar os baseados antes de entrar. Nunca foi tão complicado. Policiais por todo lugar. Nunca vi tantos juntos. Vinham de todos lugares a toda hora. Sirenes piscavam, carros passavam e eu já ficava nervoso com tudo aquilo. Fui pra ver um show e só via policiais.

Cheguei onde a revista acontecia e um segurança me chamou. "Deixa eu ver tua mochila". E foi apalpando ela. "Não adianta abrir, to sem luz". Agradeci e entrei para o show.

Enfim o palco. E alguma banda que eu não reconheci. Ainda bem. Nada de Mutantes ainda. Comi o resto do Spacecake e esperei a Nação entrar. E a espera foi bem recompensada. Um show do caralho! A percussão fazia o peito vibrar e os graves do baixo me faziam sentir meu peso aumentar e diminuir em pouco tempo. Jorge Du Peixe é um baita vocalista, sua voz forte e grave sem muita variação marca o clima indignado/revelador da banda e seus samplers me surpreenderam a cada aparecimento. De tempos em tempos, a guitarra de Lúcio Maia fazia eu esquecer do resto todo e me transportava para um clima mais elétrico e psicodélico.

E aí cheguei numa reflexão sobre o porquê dos shows vinculados ao Fórum Social Mundial. Foi quando parei de olhar para a banda e reparei nas pessoas. Gente de todos os tipos, de todas as classes sociais, de todas as cores. E a vibe do show tomava conta de todos. Era a socialização da cultura.

Após a Nação Zumbi, a euforia pelos Mutantes ficou maior ainda. Todos ali só esperavam eles. E sem demora, entraram. Mas logo vi que o verbo era "entrou". Não eram os Mutantes, era o Sérgio Dias com uma banda de apoio. O Dinho estava lá também, mas todos só olhavam para o centro do palco. Sérgio. Incrível saber que um dos criadores dos Mutantes estava ali tocando. Só a euforia saiu correndo do meu corpo sem muita demora. A substituta da Rita tinha uma expressão digna de apresentadora de programa infantil e o tecladista parecia que estava fazendo um show de bailão, assim como o baixista. O guitarrista multiuso era um misto de Dom Juan e cantor de pop. Ok, não gostei nada da banda, parecia que o clima de engação voltava ao assunto Mutantes. Mas o Sérgio é genial.

Depois da sequencia de músicas novas, um amigo decidiu ir embora. O show já tinha me desgastado, então decidi ir também. Uma carona com amigos é sempre confortável e agradável com conversas que queimam neurônios. Estávamos chegando em São Leopoldo e ele anunciou para os passageiros que iria passar no Mc Donalds. Sim, depois do fórum. Todos burros de fome. Todos quiseram.

"Ba, mas depois do fórum?"

Me rendi. Pedi o mais barato. Influenciado pelo dono do meio de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário